Encontros – Mergulhos da Piscina

A Piscina começou em 2015 com um propósito bem claro: reunir o trabalho de mulheres artistas em uma plataforma virtual e em uma conta no Instagram. Era uma iniciativa ainda inédita no Brasil, mas com o tempo e com as experiências, fomos enxergando que precisávamos atuar mais além da internet, mas ainda faltava entender como de fato gostaríamos de fazer isso.

Apesar de alguns encontros esparsos, visitas a ateliês e exposições, ficou claro que precisávamos nos aproximar de fato das artistas e tomar um rumo diferente, com um pouco mais de profundidade, talvez. A primeira edição dos Mergulhos da Piscina foi o primeiro passo nessa nova direção. Percebemos a necessidade de nos conectarmos com outras mulheres para além dos emails e das imagens virtuais e a adesão das artistas e de outras convidadas nos mostrou o quanto esse contato era necessário também para outras mulheres.

Nos dias 26 e 28, promovemos no CC.Espaço, as conversas Atuar em rede – coletivos e plataforma de arte e Modos de criar – o fazer artístico e exibição de arte na era do instagram, respectivamente. Na primeira, convidamos coletivos de mulheres artistas que admirávamos e acompanhávamos já algum tempo nas redes: Trovoa, YVY – Mulheres da Imagem e Coletivo Amapoa.

Poder conhecer estas mulheres pessoalmente, ouví-las e conhecer um pouco sobre a trajetória e atuação de cada uma foi uma experiência bastante única, acredito para todas as presentes. O sentimento que ficou desse encontro foi de otimismo, potência e de que deveríamos ter feito isso há muito tempo.

Atuar em rede – coletivos e plataforma de arte – 26 de novembro, 2019. Da esquerda para a direita (em cima): Roberta Navas, Alessandra Rodrigues, Ana Roman, Paula Plee, Camila Fontenele, Mariana Rodrigues, Heloisa Hariadne, Sheyla Ayo, Rycca Lee, Re…

Atuar em rede – coletivos e plataforma de arte – 26 de novembro, 2019. Da esquerda para a direita (em cima): Roberta Navas, Alessandra Rodrigues, Ana Roman, Paula Plee, Camila Fontenele, Mariana Rodrigues, Heloisa Hariadne, Sheyla Ayo, Rycca Lee, Rebeca Ramos e Camila Svenson. Da esqueda para a direira (embaixo): Pétala Lopes, Viviane Lee Hsu e Monica Ventura.

No dia 28, convidamos 4 artistas da plataforma para apresentarem seus trabalhos e pesquisas com comentários e participação do público e das curadoras convidadas: Carollina Lauriano, Julia Lima e Nathalia Lavigne. Infelizmente a Julia teve um contratempo e não pode estar conosco, mas com certeza participará com a gente na próxima oportunidade.

As artistas convidadas e participantes da Piscina já há algum tempo foram: Vitoria Cribb, Luisa Callegari, Jade Marra e Alice Yura.

Reunir mulheres artistas com perspectivas e trabalhos tão diferentes foi bastante interessante e muito prolífico. Ter a oportunidade de criar conexões e trocas entre elas e entre pesquisadoras e curadoras foi algo bastante gratificante.

IMG_4092.jpg

Participantes do Modos de criar – o fazer artístico e exibição de arte na era do instagram, 28 de novembro, 2019. Da esquerda para a direita: Luisa Callegari, Nathalia Lavigne, Alice Yura, Paula Plee, Vitória Cribb, Jade Marra, Carollina Lauriano e Ana Roman.

Acho que