Sobre a Piscina

A Piscina é uma plataforma sem fins lucrativos, que visa a pesquisa e a divulgação de práticas e poéticas artísticas de pessoas que se identificam como mulheres e pessoas não-binárias. Criada em 2015, a Piscina foi uma das primeiras plataformas de arte com atuação em meios digitais, consolidando-se nos últimos anos como uma referência virtual de arte feita por mulheres. Coordenada por Paula Plee, a plataforma foi criada em 2015 em conjunto com Ana Luiza Fortes e Nataly Callai e atualmente conta com a colaboração de Ana Roman e Victor Lacerda.

Além de ser uma plataforma de pesquisa e divulgação de conteúdo, a Piscina busca consolidar redes com galerias, coletivos, plataformas e profissionais do meio artístico estabelecendo pontes e iniciando novos diálogos. Dentre as principais atividades desenvolvidas pela plataforma estão: pesquisa e criação de conteúdo sobre mulheres artistas, produção e curadoria de exposições; publicações e projetos editoriais; mediação entre artistas e oportunidades e fomento e produção de eventos culturais.


Piscina is a non-profit platform that aims to research and disseminate the artistic practices and poetics of people who identify as women and non-binary people. Created in 2015, Piscina was one of the first art platforms operating in social media, consolidating itself as a virtual reference of art made by women in Brazil. Coordinated by Paula Plee, the platform was created in 2015 together with Ana Luiza Fortes and Nataly Callai and currently has the collaboration of Ana Roman and Victor Lacerda.

Besides being a platform for research and dissemination of content, Piscina seeks to consolidate networks with galleries, collectives, platforms and professionals in the art world, establishing connections and starting new dialogues. Among the main activities developed by the platform are: research and creation of content about women artists, production and curating of exhibitions; publications and editorial projects; mediation between artists and opportunities and promotion and production of cultural events.


Quem somos

Paula Plee
Co-Fundadora, editora e diretora criativa
Arquiteta formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2013. Em 2011 cursou na Université Paris Ouest disciplinas de vídeo e história da arte. Como arquiteta atuou em projetos expográficos, cenografia teatral e comercial além de se envolver em projetos de direção de arte, styling e intervenções urbanas. Trabalhou também na criação de conteúdo para blogs, redes sociais e revistas e, posteriormente, também atuou como repórter freelancer. Desde 2017 atua na área de comunicação na Nara Roesler onde atualmente é Coordenadora Comunicação.

COLABORADORES

Victor Lacerda 
Formado em Administração de Empresas pelo Insper, em São Paulo. Trabalhou por dois anos como analista comercial de uma gestora de recursos antes de ingressar na Nara Roesler, onde atuou como produtor de feiras e exposições por outros dois anos e na logística nacional e internacional por mais dois anos. Participou da produção de mais de inúmeras exposições na galeria e projetos institucionais além de integrar o time de produção de feiras da galeria, produzindo feiras como SP-Arte, ArtRio, Art Basel, The Armory Show, Frieze London e FIAC. Atualmente é produtor na Fortes D'Aloia & Gabriel.

Ana Roman
Ana Roman é mestre em Geografia pela FFLCH-USP e pós-graduada em Estudos Brasileiros pela FESP-SP. Foi curadora, curadora assistente e pesquisadora em diversas mostras realizadas em instituições culturais no Brasil, entre elas Rever_augusto de campos (2016), ‘Entre Construção e Apropriação: Antonio Dias, Geraldo de Barros e Rubens Gerchman nos anos 1960’ (2018), ’Black Stream’, de Alice Shintani (2019), entre outros. Foi curadora assistente da 34ª Bienal de São Paulo, é coordenadora de conteúdo do grupo de pesquisa Academia de Curadoria e contribui regularmente para o Piscina, plataforma virtual com foco em mulheres artistas e profissionais das artes. Atualmente é curadora do Pivô.