sobre



A Piscina é um projeto de curadoria experimental que tem como objetivo divulgar o trabalho de mulheres artistas contemporâneas. Atualmente coordenada por Ana Luiza Fortes e Paula Plee, a plataforma foi criada em 2015 em conjunto com Nataly Callai.

A Piscina conecta artistas e oportunidades.

Dentre as principais atividades desenvolvidas pela plataforma estão a curadoria e criação de conteúdo relacionado à produção de arte por artistas mulheres; curadoria de exposições; criação e edição de publicações; mediação entre artistas e oportunidades no mercado; e fomento e produção de eventos culturais.


Piscina is an experimental curatorship Brazilian platform that aims to disseminate the work of contemporary women artists. Currently coordinated by Ana Luiza Fortes and Paula Plee, the project was created in 2015 with Nataly Callai.

Piscina connects artists and opportunities.


quem somos

Ana Luiza Fortes
Co-Fundadora e curadora

É formada em Teatro e possui dois títulos de mestrado: um em Teatro (UDESC /Brasil) e outro em Prática Cênica e Cultura Visual (UCLM/Espanha). Atualmente é aluna do Doutorado em Artes (UCLM/Espanha), com o projeto OTRA - modos de ver a si mesma, no qual investiga a construção da identidade a partir da relação com um outro. Estudou fotografia e edição fotográfica em Buenos Aires, com Guillermo Ueno.

Paula Plee
Co-Fundadora e curadora

Arquiteta formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2013. Em 2011 cursou na Université Paris Ouest disciplinas de vídeo e história da arte. Atuou em projetos expográficos, cenografia teatral e comercial, arquitetura, intervenções urbanas, direção de arte, styling, e produção de conteúdo para sites, revistas e blogs. Atualmente atua na área de comunicação em uma galeria de arte. Através da Simplee, faz experimentos manuais em diferentes técnicas e meios.

Ana Roman
Colaboradora e curadora de projetos especiais

Mestre em Geografia pela FFLCH-USP e doutoranda em Art History and Theory na Universidade de Essex (UK). Dedica-se atualmente a pesquisa em arte contemporânea e curadoria. Foi curadora assistente da mostra “Entre Construção e Apropriação: Antonio Dias, Geraldo de Barros e Rubens Gerchman nos anos 60” (SESC Pinheiros, 2018) e pesquisadora/assistente de curadoria das mostras “Ready Made in Brasil” (Centro Cultural Fiesp, 2017), “rever_Augusto de Campos” (Sesc Pompeia, 2016). Curou diversas mostras individuais e coletivas.