Grupo de estudos | Investigações Práticas em Bioarte - Ciclo I | Anais Karenin
mar.
5
8:30 PM20:30

Grupo de estudos | Investigações Práticas em Bioarte - Ciclo I | Anais Karenin

A artista Anais Karenin convida para o grupo de estudos Investigações Práticas em Bioarte, que reunirá pessoas de diversos campos de conhecimento para discutir e elaborar experimentos práticos em torno da bioarte. Os encontros acontecerão no BioLiloLab, um laboratório independente para experimentos em biomateriais, biohacking e bioarte. Sob a direção de Anais Karenin e apoio de Eduardo Padilha e Lina Lopes, o grupo de estudos irá promover reflexões e experimentos que irão guiar o percurso inicial das investigações práticas e suscitar o desenvolvimento de novas ideias e protótipos no campo da bioarte. Para participar, acesse o link e entre em contato com a artista.

Exibir evento →
ANTHOZOA | Vitória Cribb
fev.
2
até 1 de mar.

ANTHOZOA | Vitória Cribb

"ANTHOZOA" da artista Vitória Cribb está atualmente em exibição ao lado de outros 13 artistas, na Times Square, em Nova York. A obra faz parte de uma série de arte digital apresentada pela @lightboxnyc em colaboração com a @zaz10ts.

As obras de arte em destaque serão exibidas durante todo o mês de fevereiro com uma mistura de artistas digitais emergentes e estabelecidos. Seguindo o tema "Natureza", a curadoria foi projetada para justapor as imagens calmantes com as estruturas de concreto circundantes e a agitação no coração de Times Square. O outdoor digital está localizado na esquina da 41st Street e 7th Avenue em Nova York. Cc @ zaz10ts @lightboxnyc

Exibir evento →
The Wrong Bienalle
nov.
1
até 1 de mar.

The Wrong Bienalle

Vitória Cribb participa da The Wrong Biennale, que acontece de 01 de novembro de 2019 a 01 de março de 2020 e tem o intuito de incentivar e dar visibilidade à arte contemporânea digital. Desra quarta edição do evento, participam mais de 2000 artistas, 180 curadores, e mais de 150 embaixadas, pavilhões e roteadores de internet.

Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
29ª Mostra de Arte da Juventude
out.
23
9:00 AM09:00

29ª Mostra de Arte da Juventude

Ana Hortides participa da 29ª Mostra de Arte da Juventude – MAJ no SESC Ribeirão Preto. Criada em 1989 com o objetivo de estimular os jovens artistas da cidade, a MAJ é hoje um dos mais importantes projetos de estímulo à produção artística emergente, que acontece no interior paulista. Desde então, tem contribuído para a formação de artistas com idade entre 15 e 30 anos ao ampliar a visibilidade sobre suas obras e processos de produção, criar novas possibilidades de fruição artística e contribuir para a formação de público para as artes visuais.


Artistas selecionados: Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, Ana Hortides, Carolina Marostica, Catarina Sabino, Daniel Higa, Fábio Menino, Heloisa F. Pajtak (Alaska), Ilê Sartuzi, Julia Pereira, Matheus Souza, Lucas Naganuma, Rodrigo Arruda, Talles Lopes, Tangerina Bruno, Vicente Lima
Comissão de seleção: Ana Roman, Juliana Okuda Campaneli, Marcelo Amorim

Serviço:
Abertura: 3 de outubro de 2019, às 20h
Visitação: 4 de outubro de 2019 a 26 de janeiro de 2020
Horário: Terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h
Sesc Ribeirão Preto

Agendamento de visitas para grupos pelo e-mail agendamento@ribeirao.sescsp.org.br

Na imagem: Ana HortidesCor de pele, 78 bebês compostos da combinação de 12 gizes de cera de cores de pele (2017)



Exibir evento →
A Menina Mais Feia da Turma
out.
19
até 9 de nov.

A Menina Mais Feia da Turma

Angela Od, Fernanda Vallois e Luisa Callegari participam da mostra coletiva A Menina Mais Feia da Turma. Nessa exposição, com curadoria de Juliana Bernardino, 35 artistas apresentam trabalhos que transitam pelo abjeto e representam um mal-estar: “O momento é feio, gore e insalubre. E o que a gente tem para dizer também é bem grotesco”, diz Bernardino.

A partir de uma sobreposição do plano coletivo e do plano subjetivo, A menina mais feia da turma procura dialogar com tensões profundas, atualizadas a partir do horror próprio que assombra o nosso tempo. Saiba mais aqui.

Exibir evento →
boa noite cinderela
out.
12
até 16 de nov.

boa noite cinderela

"boa noite cinderela” é a primeira exposição individual de Giulia Puntel, na Zipper Galeria. Como parte do programa Zip’Up, voltado para receber novos artistas, nomes emergentes não representados por galerias paulistanas, a mostra apresenta trabalhos inéditos, realizados em 2019. A curadoria e texto que acompanha a exposição são de Icaro Ferraz Vidal Junior.

Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
Arte Core 2019
out.
12
até 13 de out.

Arte Core 2019

Vitória Cribb participa do Arte Core 2019, que acontece no MAM-RJ entre os dias 12 e 13 de outubro. A edição 2019 tem como objetivo trazer mais pluralidade para o evento, manifestando-se como vanguarda e resistência, longe do lugar comum e do enquadramento.

Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
Matriz
out.
8
até 7 de nov.

Matriz

  • Museu Nacional da República Brasília (mapa)
  • Calendário Google ICS

O Museu Nacional da República apresenta Matriz, que reúne 30 obras inéditas da artista Clarice Gonçalves, produzidas nos últimos sete anos. A exposição tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e inclui ainda dez trabalhos de artistas mulheres, a maioria delas mães, selecionadas em chamamento público, que participaram de um ateliê de 120 horas, no qual foram incentivadas a se expressar sobre o sentimento de maternidade numa sociedade patriarcal e machista.

Clarice, que atuou como curadora dentro do Coletivo Matriz, orientando as dez artistas-mães, conta para sua mostra com a curadoria de Cinara Barbosa.

Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
The World's 1st ever AR & virtual Avatar Fashionshow ™ – Paris Fashion Week
set.
25
4:00 PM16:00

The World's 1st ever AR & virtual Avatar Fashionshow ™ – Paris Fashion Week

À convite da TRASHYMUSE, Vitoria Cribb participa da PARTE II da primeiro desfile virtual do mundo, combinando realidade aumentada e elementos 3D durante o Fashionweek SS2020 em Paris, na EP7 Gallery.

Em 12 telas grandes fora da galeria. serão apresentados trabalhos de vários artistas de diferentes locais do mundo, todos membros do TRASHYMUSE ou da Comunidade FILTERMUSE.. Os desfiles serão transmitidos ao vivo pelo Instagram nos dois canais Trashy Muse e Filtermuse. Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
Com os olhos no céu da boca
set.
19
até 25 de out.

Com os olhos no céu da boca

  • Centro Cultural Correios São Paulo (mapa)
  • Calendário Google ICS

Anais-Karenin participa da mostra Com os olhos no céu da boca, que reúne fotografias e instalações inéditas, refletindo sobre a alimentação no Brasil. A curadoria é da artista visual e fotógrafa gastronômica Sheila Oliveira.

Artistas participantes: Ana Póvoas, André Douek, Claudio Edinger, Edu Simões, Sandra Bacchi e Vivian Cury, Ana Almeida, Anais-Karenin, Cris Bierrenbach, Elias Muradi, Estefania Gavina e Gustavo Lacerda. Em comum, todas as obras foram produzidas para séries autorais dos artistas, sem nenhuma ligação direta com alimentação.

Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
Seeing Red | Lucie Salgado
mar.
30
até 20 de abr.

Seeing Red | Lucie Salgado

Lucie Salgado participa da exposição Seeing Red, com curadoria de Jeff Hamada, fundador do Booooooom. A exposição acontece em Los Angeles, no Thinkspace e apresenta trabalhos inéditos de uma grande variedade de artistas já consagrados ao lado de nomes relativamente novos na arte contempoânea.

Cada artista recebeu o desafio de produzir um trabalho de 30,5 x 30,5 cm e de incorporar à obra a cor vermelha. O tema em comum serve como fio condutor entre todos os trabalhos e traz um ponto de referência para auxiliar o espectador a entender o modo como esse grupo diverso de artistas vê o mundo ao seu redor.

Clique aqui para saber mais.

Exibir evento →
Matrix Colonial | Vitória Cribb
mar.
20
até 25 de abr.

Matrix Colonial | Vitória Cribb

A artista Vitória Cribb participa da exposição Matrix Colonial , no CZO ART SPACE, na Cartel 011, em São Paulo. A mostra tem curadoria do coletivo Dúdús, que tem como foco produçoes artisticas afrodiaspóricas e africanas, e apresenta trabalhos que tratam de questões referentes à era presente, da internet, uma matrix de colonialismo cibernético, onde o universo virtual termina por reproduzir as estruturas sistêmicas de opressão.

abertura: 20 de março, 2019 | 19h
encerramento: 15 de abril, 2019

artistas participantes: Bogosi Sekhukhuni , Castiel Vitorino Brasileiro, CUSS, Davi Pontes, FAKA, Gabriel Massan, Mo Ventura, Tabita Rezaire e Vitória Cribb

Exibir evento →
WORKSHOP – Samba de Recorte – Bomju Coelho
mar.
18
até 19 de mar.

WORKSHOP – Samba de Recorte – Bomju Coelho

A artista Bomju Coelho ministrará a oficina Samba de Recorte nos dias 18 e 19 de Março na Galeria Recorte, em São Paulo, SP. A oficina propõe uma discussão sobre a linguagem da colagem em campo expandido a partir de referências contemporâneas, combinando a prática da colagem manual com uma introdução à manipulação digital de imagem e dicas de acabamento no Photoshop, além de trabalhar temas como corpo, movimento e improviso.
É necessário trazer o notebook com Photoshop para o segundo dia. As inscrições podem ser feitas pelo email contato@galeriarecorte.com.br. VAGAS LIMITADAS. Saiba mais aqui.

Dia 1 (18/3, das 19h30 às 22h)
Apresentação de referências, conversa e prática de colagem manual.

Dia 2 (19/3, das 19h30 às 22h)
O universo digital, finalização e digitalização.

Exibir evento →
Olhares | Brunna Mancuso
mar.
12
até 12 de abr.

Olhares | Brunna Mancuso

Brunna Mancuso convida para Olhares primeira individual, que conta com obras realizadas em 2018 e 2019, no Eugênia Café Bar, em Pinheiros, São Paulo. Em diversas técnicas, as obras exploram a subjetividade da feminilidade através do olhar das mulheres retratadas.

A abertura da exposição acontece no dia 12 de março, às 19h30 e segue em exibição até 12 de abril, 2019.

Exibir evento →
Quando sou aquilo que não lembro que fui | Camila Fontenele
mar.
10
até 16 de jun.

Quando sou aquilo que não lembro que fui | Camila Fontenele

A artista Camila Fontenele convida para a sua individual "Quando sou aquilo que não lembro que fui" , que abre no dia 14 de março às 19h no Sesc Sorocaba. 

Com curadoria de Allan Yzumizawa, a mostra apresenta uma pesquisa de seis anos, na qual a artista investiga as relações simbólicas do mar, da infância e da memória, para recontextualizar e reconhecer a sua própria subjetividade atual. Os trabalhos apresentados se desdobram em fotografias, vídeo-instalação, objetos e intervenções que são mostradas pela primeira vez ao público.

Exibir evento →
 1º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Museu de Arte de Britânia
fev.
28
até 18 de mai.

1º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Museu de Arte de Britânia

  • MABRI – Museu de Arte de Britânia (mapa)
  • Calendário Google ICS

Ana Hortides participa e foi uma das premiadas do 1º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Mabri – Museu de Arte de Britânia, em exibição até 18 de maio. Este será o primeiro salão de arte na região do Noroeste goiano e o primeiro salão desta categoria no Estado de Goiás e Centro-Oeste. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2016. Um dos objetivos é construir uma política de aquisição de obras de arte para o acervo do Museu de Britânia, além de estimular a produção, reflexão e a circulação de obras de caráter artístico na cidade de Britânia e região.

Na imagem: Ana Hortides, Cor de pele, 2017 – 78 bebês compostos da combinação de 12 gizes de cera  de cores de pele, 6 x 3 x 2 cm (cada)

Exibir evento →
Impávido Colosso | Ana Hortides
fev.
28
até 1 de mar.

Impávido Colosso | Ana Hortides

  • 119 Rua do Jogo da Bola Saúde, RJ, 20081-170 Brazil (mapa)
  • Calendário Google ICS

Ana Hortides participa da mostra Impávido Colosso, que apresenta um conjunto de releituras da bandeira nacional, ocupando a praça e a casa no Morro da Conceição, num dia de afirmação e reinvenção de imaginários utópicos para uma presença possível nessa cidade e nesse país.

Curadoria: A MESA
Bianca Madruga, Jessica Di Chiara, Letícia Tandeta Tartarotti e Pollyana Quintella.

Saiba mais aqui.

Na imagem: Ana Hortides, Carne, 2019 - desenho a papel carbono e bordado sobre tecido, 80x100cm

Exibir evento →
WORKSHOP Colagem com Ingrid Bittar
fev.
20
até 16 de mar.

WORKSHOP Colagem com Ingrid Bittar

A artista Ingrid Bittar veio de Berlin para passar 2 meses no Rio de Janeiro. Nesse período, ela vai ministrar dois workshops de colagem, em parceria com a CASA V. Um aprofundado [duração de 12h] e um intensivo [duração de 4h]. 

Esse é o quarto ano da artista dando workshops e o seu desafio é sempre aprimorar o formato e a abordagem propostas. Dentro dessa premissa, será possível escolher entre dois formatos: um mais longo e aprofundado e outro mais intensivo, para quem quer ter um primeiro contato com a linguagem.

Para se inscrever ou tirar dúvidas é só escrever para: ib@ibbritta.com | contato.sorayaalbuquerque@gmail.com

Ou ligar/mandar mensagem para:
+5521987180192 [Ingrid]
+5521989961134 [Soraya]

O investimento do Workshop aprofundado é de R$700 cobre 4 encontros de 3h com todo material incluso (livros garimpados pelo mundo, ferramentas de corte, colas) e o do Workshop intensivo, R$260,00, também com material incluso.

Mais informações:

Workshop Aprofundado: https://www.facebook.com/events/2209512556044365/
Workshop Intensivo: https://www.facebook.com/events/319445168680521/

Exibir evento →
Impressões do Improvável
out.
4
até 18 de nov.

Impressões do Improvável

Ana Hortides participa da exposição Impressões do Improvável, mostra que tem proposição de Vilmar Madruga e que partiu da provocação feita a dez artistas para que, no campo de suas investigações pessoais, propusessem uma organização de visualidades a partir da reprodução de uma idéia que tangenciasse a questão do improvável. 

Exibir evento →
Eminent Domain: Intersectional Feminist Art
jul.
12
até 14 de jul.

Eminent Domain: Intersectional Feminist Art

A artista Luisa Gallegari participa da exposição Eminent Domain: Intersectional Feminist Art no espaço da Robert Miller Gallery, no West Chelsea, NY. A exposição se deu através de uma chamada aberta para artistas enviarem seus trabalhos e a seleção final contou com mais de 90 artistas, de diferentes países e que trabalham com diferentes meios. Saiba mais clicando aqui. 

Exibir evento →
Conversa Pública | Consultas Curatoriais
jun.
13
8:30 PM20:30

Conversa Pública | Consultas Curatoriais

As artistas Gabriela Garcia e Giulia Puntel participam da segunda Conversa Pública do projeto Consultas curatoriais, na Pivô. Na conversa, três curadores são convidados a acompanhar um grupo de artistas do programa de residências Pivô Pesquisa.

Apresentam seus trabalhos: Engel Leonardo, Gabriella Garcia, Giullia Puntel, Manoela Medeiros e Martin Lanezan, que têm acompanhamento que estão sendo acompanhados pelo curador Leonardo Araujo Beserra.

Exibir evento →
PORO CONCRETO
mai.
26
até 16 de jun.

PORO CONCRETO

Ana Hortides participa da coletiva Poro Concreto, que apresenta diferentes leituras acerca do espaço particular da casa e do corpo feminino e aponta para uma abertura que celebra os convites e desejos daquelas que habitam esses espaços. A intimidade é apresentada de forma singela e transgressora, como um fantasma que assombra essa corporeidade que, por vezes, se encerra no lugar doméstico, formatada e tolhida por paradigmas político-sociais.

Exibir evento →