1º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Museu de Arte de Britânia
Feb
28
to May 18

1º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Museu de Arte de Britânia

  • MABRI – Museu de Arte de Britânia (map)
  • Google Calendar ICS

Ana Hortides participa e foi uma das premiadas do 1º Salão de Artes em Pequenos Formatos do Mabri – Museu de Arte de Britânia, em exibição até 18 de maio. Este será o primeiro salão de arte na região do Noroeste goiano e o primeiro salão desta categoria no Estado de Goiás e Centro-Oeste. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2016. Um dos objetivos é construir uma política de aquisição de obras de arte para o acervo do Museu de Britânia, além de estimular a produção, reflexão e a circulação de obras de caráter artístico na cidade de Britânia e região.

Na imagem: Ana Hortides, Cor de pele, 2017 – 78 bebês compostos da combinação de 12 gizes de cera  de cores de pele, 6 x 3 x 2 cm (cada)

View Event →
Quando sou aquilo que não lembro que fui | Camila Fontenele
Mar
10
to Jun 16

Quando sou aquilo que não lembro que fui | Camila Fontenele

A artista Camila Fontenele convida para a sua individual "Quando sou aquilo que não lembro que fui" , que abre no dia 14 de março às 19h no Sesc Sorocaba. 

Com curadoria de Allan Yzumizawa, a mostra apresenta uma pesquisa de seis anos, na qual a artista investiga as relações simbólicas do mar, da infância e da memória, para recontextualizar e reconhecer a sua própria subjetividade atual. Os trabalhos apresentados se desdobram em fotografias, vídeo-instalação, objetos e intervenções que são mostradas pela primeira vez ao público.

View Event →
Matrix Colonial | Vitória Cribb
Mar
20
to Apr 25

Matrix Colonial | Vitória Cribb

A artista Vitória Cribb participa da exposição Matrix Colonial , no CZO ART SPACE, na Cartel 011, em São Paulo. A mostra tem curadoria do coletivo Dúdús, que tem como foco produçoes artisticas afrodiaspóricas e africanas, e apresenta trabalhos que tratam de questões referentes à era presente, da internet, uma matrix de colonialismo cibernético, onde o universo virtual termina por reproduzir as estruturas sistêmicas de opressão.

abertura: 20 de março, 2019 | 19h
encerramento: 15 de abril, 2019

artistas participantes: Bogosi Sekhukhuni , Castiel Vitorino Brasileiro, CUSS, Davi Pontes, FAKA, Gabriel Massan, Mo Ventura, Tabita Rezaire e Vitória Cribb

View Event →

Seeing Red | Lucie Salgado
Mar
30
to Apr 20

Seeing Red | Lucie Salgado

Lucie Salgado participa da exposição Seeing Red, com curadoria de Jeff Hamada, fundador do Booooooom. A exposição acontece em Los Angeles, no Thinkspace e apresenta trabalhos inéditos de uma grande variedade de artistas já consagrados ao lado de nomes relativamente novos na arte contempoânea.

Cada artista recebeu o desafio de produzir um trabalho de 30,5 x 30,5 cm e de incorporar à obra a cor vermelha. O tema em comum serve como fio condutor entre todos os trabalhos e traz um ponto de referência para auxiliar o espectador a entender o modo como esse grupo diverso de artistas vê o mundo ao seu redor.

Clique aqui para saber mais.

View Event →
WORKSHOP – Samba de Recorte – Bomju Coelho
Mar
18
to Mar 19

WORKSHOP – Samba de Recorte – Bomju Coelho

A artista Bomju Coelho ministrará a oficina Samba de Recorte nos dias 18 e 19 de Março na Galeria Recorte, em São Paulo, SP. A oficina propõe uma discussão sobre a linguagem da colagem em campo expandido a partir de referências contemporâneas, combinando a prática da colagem manual com uma introdução à manipulação digital de imagem e dicas de acabamento no Photoshop, além de trabalhar temas como corpo, movimento e improviso.
É necessário trazer o notebook com Photoshop para o segundo dia. As inscrições podem ser feitas pelo email contato@galeriarecorte.com.br. VAGAS LIMITADAS. Saiba mais aqui.

Dia 1 (18/3, das 19h30 às 22h)
Apresentação de referências, conversa e prática de colagem manual.

Dia 2 (19/3, das 19h30 às 22h)
O universo digital, finalização e digitalização.

View Event →
Olhares | Brunna Mancuso
Mar
12
to Apr 12

Olhares | Brunna Mancuso

Brunna Mancuso convida para Olhares primeira individual, que conta com obras realizadas em 2018 e 2019, no Eugênia Café Bar, em Pinheiros, São Paulo. Em diversas técnicas, as obras exploram a subjetividade da feminilidade através do olhar das mulheres retratadas.

A abertura da exposição acontece no dia 12 de março, às 19h30 e segue em exibição até 12 de abril, 2019.

View Event →
Impávido Colosso | Ana Hortides
Feb
28
5:30 PM17:30

Impávido Colosso | Ana Hortides

  • 119 Rua do Jogo da Bola Saúde, RJ, 20081-170 Brazil (map)
  • Google Calendar ICS

Ana Hortides participa da mostra Impávido Colosso, que apresenta um conjunto de releituras da bandeira nacional, ocupando a praça e a casa no Morro da Conceição, num dia de afirmação e reinvenção de imaginários utópicos para uma presença possível nessa cidade e nesse país.

Curadoria: A MESA
Bianca Madruga, Jessica Di Chiara, Letícia Tandeta Tartarotti e Pollyana Quintella.

Saiba mais aqui.

Na imagem: Ana Hortides, Carne, 2019 - desenho a papel carbono e bordado sobre tecido, 80x100cm

View Event →
WORKSHOP Colagem com Ingrid Bittar
Feb
20
to Mar 16

WORKSHOP Colagem com Ingrid Bittar

A artista Ingrid Bittar veio de Berlin para passar 2 meses no Rio de Janeiro. Nesse período, ela vai ministrar dois workshops de colagem, em parceria com a CASA V. Um aprofundado [duração de 12h] e um intensivo [duração de 4h]. 

Esse é o quarto ano da artista dando workshops e o seu desafio é sempre aprimorar o formato e a abordagem propostas. Dentro dessa premissa, será possível escolher entre dois formatos: um mais longo e aprofundado e outro mais intensivo, para quem quer ter um primeiro contato com a linguagem.

Para se inscrever ou tirar dúvidas é só escrever para: ib@ibbritta.com | contato.sorayaalbuquerque@gmail.com

Ou ligar/mandar mensagem para:
+5521987180192 [Ingrid]
+5521989961134 [Soraya]

O investimento do Workshop aprofundado é de R$700 cobre 4 encontros de 3h com todo material incluso (livros garimpados pelo mundo, ferramentas de corte, colas) e o do Workshop intensivo, R$260,00, também com material incluso.

Mais informações:

Workshop Aprofundado: https://www.facebook.com/events/2209512556044365/
Workshop Intensivo: https://www.facebook.com/events/319445168680521/

View Event →
Impressões do Improvável
Oct
4
to Nov 18

Impressões do Improvável

  • Reserva Cultural Niterói (map)
  • Google Calendar ICS

Ana Hortides participa da exposição Impressões do Improvável, mostra que tem proposição de Vilmar Madruga e que partiu da provocação feita a dez artistas para que, no campo de suas investigações pessoais, propusessem uma organização de visualidades a partir da reprodução de uma idéia que tangenciasse a questão do improvável. 

View Event →
Eminent Domain: Intersectional Feminist Art
Jul
12
to Jul 14

Eminent Domain: Intersectional Feminist Art

A artista Luisa Gallegari participa da exposição Eminent Domain: Intersectional Feminist Art no espaço da Robert Miller Gallery, no West Chelsea, NY. A exposição se deu através de uma chamada aberta para artistas enviarem seus trabalhos e a seleção final contou com mais de 90 artistas, de diferentes países e que trabalham com diferentes meios. Saiba mais clicando aqui. 

View Event →
Conversa Pública | Consultas Curatoriais
Jun
13
7:30 PM19:30

Conversa Pública | Consultas Curatoriais

As artistas Gabriela Garcia e Giulia Puntel participam da segunda Conversa Pública do projeto Consultas curatoriais, na Pivô. Na conversa, três curadores são convidados a acompanhar um grupo de artistas do programa de residências Pivô Pesquisa.

Apresentam seus trabalhos: Engel Leonardo, Gabriella Garcia, Giullia Puntel, Manoela Medeiros e Martin Lanezan, que têm acompanhamento que estão sendo acompanhados pelo curador Leonardo Araujo Beserra.

View Event →
PORO CONCRETO
May
26
to Jun 16

PORO CONCRETO

Ana Hortides participa da coletiva Poro Concreto, que apresenta diferentes leituras acerca do espaço particular da casa e do corpo feminino e aponta para uma abertura que celebra os convites e desejos daquelas que habitam esses espaços. A intimidade é apresentada de forma singela e transgressora, como um fantasma que assombra essa corporeidade que, por vezes, se encerra no lugar doméstico, formatada e tolhida por paradigmas político-sociais.

View Event →
DE SANGE E OSSOS
Mar
22
to May 4

DE SANGE E OSSOS

Ana Hortides participa da coletiva De Sangue e Ossos, coletiva que tem curadoria de Isabel Portella e que abriu ao público no dia 22 de março com uma seleção de 38 obras de 14 artistas contemporâneos.

As obras questionam estruturas, ossos e esqueletos que sustentam e organizam, mas também trazem o corpo vivo, produtivo de sensações e afetos. Se os artistas selecionados emocionam com suas propostas pessoais, suas poéticas, talvez haja um denominador comum que os mantem despertos. 

A exposição contempla uma seleção de diferentes suportes artísticos, de instalações a vídeos, objetos e fotografia. Adrianna Eu, Antonio Bokel, Carla Chaim, Ana Paula Oliveira, Nino Cais, Anna Bella Geiger, Celina Portella, Ana Hortides, Lara Felipe, Ana Teixeira, Vanderlei Lopes, Suzana Queiroga, Zé Carlos Garcia e Renato Bezerra de Mello ocuparão a galeria em um diálogo provocativo em torno da pergunta: Que espaços ocupamos no mundo?

 

View Event →
ABRE ALAS 14
Feb
3
to Mar 11

ABRE ALAS 14

  • Galeria A gentil carioca (map)
  • Google Calendar ICS

Angela Od participa da exposição coletiva ABRE ALAS 14, na galeria A gentil carioca, no Rio de Janeiro. 

ABRE ALAS 14
Abertura 03 fev 2018 às 18h
DJ Bruno Balthazar (Galo Preto) - a partir de 20h
Contaminação Encruzilhada Gentil “Djinis (invisível)” - às 21h
Concurso de Fantasia Gentil + Desfile - às 23h

Exposição aberta ao público de 05 FEV a 10 MAR 2018
Horários de visitação:
Segunda à sexta de 12h às 19h
Sábados de 12h às 17h

Mais informações aqui.

View Event →
Scapeland: Território de Trânsito Livre
Jan
27
to Feb 28

Scapeland: Território de Trânsito Livre

  • Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina (map)
  • Google Calendar ICS

Yara e Maíra Fukimoto participam da exposição coletiva Scapeland: Território de Trânsito Livre, na Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina. A exposição pode ser visitada de 25 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018, ter - dom, 9h às 18h.

Curada por Laerte Ramos, a coletiva apresenta trabalhos que exploram a paisagem de São Paulo, capturada nas mais variadas linguagens – pintura, vídeo, desenho, fotografia etc. Ora vista como horizonte, ora como recorte (e ora real, ora imaginária), a cidade é investigada tanto em suas particularidades quanto em sua totalidade. “Essa coletânea é um presente de aniversário para São Paulo”, diz o curador.

Mais informações aqui.

View Event →
 Sob o mesmo teto: war in a garden scale
Jan
26
to Feb 27

Sob o mesmo teto: war in a garden scale

"A individual "Sob o mesmo teto: war in a garden scale" de Ingrid Bittar é o resultado de sua pesquisa contínua sobre o doméstico e familiar. Composta principalmente por trabalhos produzidos ao longo do ano passado de forma imersiva em Londres, a exposição abre dia 26/01 na Galeria Carambola no Rio de Janeiro. 

Com curadoria de Guilherme Gutman, a exposição conta pela primeira vez com aquarelas e objetos além das colagens. A abertura acontece dia 26/01 às 19h e se estende como festa até as 2h. A exposição permanece no espaço por um mês com visitas mediante agendamento.

Mais informações aqui. 

View Event →
Toque
Jan
25
to Feb 26

Toque

Jade Marra realiza a sua primeira exposição individual TOQUE, na rua Mar de Espanha, 525, Belo Horizonte/MG. A abertura acontece no dia 25 de Janeiro, a partir das 19 horas. A visitação vai até o dia 25 de fevereiro, entre 8h e 19h. A curadoria é de Flávia Azevedo. 
 

View Event →
Corpografias
Jan
16
to Feb 28

Corpografias

Bomju Coelho participa da exposição CORPOGRAFIAS, em Curitiba, na galeria interARTividade, piso L3, do Pátio Batel. A curadoria é de Tom Lisboa. De 16 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018.

O Corpo, na exposição de Juliana Coelho (Bomju), tem um grafia muito particular. Sobre ele escreve-se muito pouco com palavras. Por outro lado, este corpo, assim como um texto que é digitado no computador, pode ser apagado, recortado, copiado, colado ou multiplicado. Essencialmente gráfico, ele pode ser visto desconstruído em uma colagem, animado em um stop motion ou GIF, registrado por uma câmera de video, fotografado ou dançado em um palco. É neste corpo passível de ser manipulado e até mesmo rasgado, que a artista encontrou um espaço ilimitado de experimentação.

Clique aqui para saber mais. 

 

 

 

View Event →
Workshop estendido feat. cola bastão com Ingrid Bittar
Jan
14
to Feb 4

Workshop estendido feat. cola bastão com Ingrid Bittar

  • Ateliê 14 | Casarão das Artes (map)
  • Google Calendar ICS

A artista Ingrid Bittar apresenta o Workshop estendido feat. cola bastão, seu terceiro workshop de colagem no Rio de Janeiro, que desta vez acontece em um formato estendido com 4 encontros nos dias 13/01, 20/01, 27/01 e 03/02, sempre aos sábados, das 10h às 13h.

O investimento é de 600 reais e todo o material é incluso. Para se inscrever é só mandar um email para ib@ibbritta.com ou ligar/mandar mensagem para (21) 987180192. 

 

View Event →
FLUTUANTES
Jan
13
to Feb 25

FLUTUANTES

Ana Hortides participa da exposição FLUTUANTES, na "Praça dos Arcos", andar térreo do Paço Imperial, cuja abertura acontecerá no dia 13 de Janeiro, a partir das 15 horas.

Flutuantes resulta do trabalho realizado em dois cursos concomitantes voltados para a formação de artistas e curadores. Do curso Imersões Poéticas, vinte e sete artistas foram convidados a participar da exposição, enquanto no curso Imersões Curatoriais, vinte e três alunos refletiram sobre a prática curatorial construindo um projeto de exposição.

View Event →
Escola em transe
Dec
17
to Jan 28

Escola em transe

  • Escola de Artes Visuais do Parque Lage (map)
  • Google Calendar ICS

Ana Hortides participa da mostra Escola em transe. Em comemoração aos 50 anos do filme Terra em transe, de Glauber Rocha, obra que apresenta questões pertinentes ainda nos dias de hoje, a exposição reúne pinturas, gravuras, esculturas, performances, fotografias e performances de professores da EAV, integrada à tradicional mostra final dos alunos. Clique aqui para saber mais. 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ABERTURA: 17 dez. 2017 (domingo, 11h-23h)
EXPOSIÇÃO: 17 dez 2017 a 28 de jan. 2018
Visitação: quarta a domingo das 13h às 18h
Galerias 1 e 2 e subsolo do Palacete
Cavalariças, Capelinha e área verde
Curadoria de Lisette Lagnado e Ulisses Carrilho
ENCERRAMENTO: 28 de jan. 2018 (domingo, 10h-17h)

View Event →