#battleforce | magic minas + efêmmeras

A convite da Nike, fomos prestigiar o evento de reinauguração da quadra poliesportiva da Praça Rotary, que aconteceu no último sábado, no centro de São Paulo. Foi ótimo presenciar o desfecho de um movimento que partiu de uma iniciativa feminina e que resultou no primeiro espaço público do Brasil pensado e concretizado por mulheres.

A Praça Rotary transformou-se em um marco na história do basquete feminino brasileiro após ter sido ocupada, em julho de 2017, por um grupo de mulheres que reivindicavam um espaço público para a prática do esporte. A iniciativa, que contou com o apoio da ex-jogadora Magic Paula, transformou-se no time Magic Minas, que passou a se reunir na quadra todas as semanas para treinos e jogos.

Nós conversamos um pouquinho com a Bela Gregório, que encabeça a rede Efêmmera, responsável pela coordenação do projeto de revitalização da quadra. Ela nos contou que a arte foi co-criada por cinco grafiteiras (@liafenix, @amandapankill, @alinetsc1918, @nuvemv e @missmartinha) que pensaram juntas os elementos visuais como cor e tipografia, e que o projeto também contou com uma diretora de arte e uma produtora.

Nós conhecemos a Bela em uma feira gráfica em 2016 e ficamos muito felizes em reencontrá-la dois anos depois, dando continuidade e ampliando um trabalho tão bonito e necessário. A Efêmmera é formada por artistas que tem a rua como plataforma de trabalho, e viabiliza um ambiente de diálogo com o público e com o mercado interessado em conhecer mais desse movimento. As artistas realizam palestras, oficinas, pinturas e ações urbanas, disseminando a cultura de rua feita por mulheres na cidade.

 O resultado final

O resultado final